Como cadastrar notas de saída de remessa para industrialização no sistema ERP?
O sistema dispõe de uma ferramenta que permite gerar automaticamente, as operações destinadas a industrialização por terceiros. O sistema gera: Pedidos de Venda de Remessa para Industrialização; Pedido de Compra de Serviços de Industrialização e Ordens de Produção correlatas. Para que o recurso produza os efeitos desejados, algumas pontos devem ser observados:
- Produtos: Os produtos deverão ser cadastrados separadamente, resultantes, insumos e serviços. Configurar também os campos tipo de produto, preço de venda e método de reposição;
- Estrutura: Todo produto resultante deverá possuir sua estrutura cadastrada contendo os insumos que serão remetidos e mais um item com o serviço;
- CFOP: Cadastro de CFOP para remessa (5901), retorno (1902) e cobrança do serviço (1124);
- Fornecedores: A Empresa prestadora de serviço de industrialização deverá ser cadastrada como fornecedor. Além disso necessita do relacionamento de produtos x fornecedores;
Cadastro de Produtos: Cadastros>Estoque>Produtos
- Produto resultante é o produto que resulta da industrialização externa (pode ter como tipo 04-Produto Acabado ou 03-Produto em Processo). Insumos são os materiais usados para produção do resultante (geralmente cadastrados com o tipo 01-Matéria Prima). Serviço é a mão de obra cobrada para realizar a industrialização (deve ser cadastrado com o tipo 09-Serviço). Atenção: essas codificações de tipo de produto têm base Fiscal e devem ser observadas;
- Não é permitido realizar uma remessa de um insumo e o resultante ser o mesmo código, deverá ter um código para os insumos e outro para os resultantes. Verificar manual SPED, registro K255, campo COD_ITEM – “c) O código do insumo deve ser diferente do código do produto resultante”;
- Devem ser cadastros separadamente: os produtos resultantes; os insumos; e um produto para identificar o serviço;
- O campo preço de venda dos insumos deverá constar o preço unitário para a nota fiscal de remessa para industrialização.
- Produtos resultantes industrializados por terceiros, devem ter isso sinalizado no cadastro do produto, na aba Estoque:
Cadastro de Estruturas: Cadastros>Produção>Estruturas
- Todo produto resultante deverá possuir sua estrutura cadastrada contendo os insumos que serão remetidos e um ou mais itens de produtos que sejam de serviço de industrialização;
- Exemplo:
Como cadastrar uma estrutura: Cadastros>Produção>Estrutura>Incluir
- Informe o produto acabado ou em processo;
- Informe a versão da estrutura. Se for a primeira o sistema assume '01'; informe de '02' em diante;
- É possível copiar dados de outra estrutura similar. Se for o caso, informe da seguinte forma: código da estrutura#versão. Por exemplo: (100/004#01).
- Ao confirmar o similar, com Enter ou Tab, o sistema copia a estrutura indicada no passo anterior. Se não for utilizar um similar, passe ao passo seguinte. Neste caso este bloco ficará em branco, à espera da inclusão dos componentes do produto;
- Clique em Incluir.
- Informe o componente da estrutura;
- O sistema trará a versão que consta no cadastro de produto. Se desejar outra versão, informe-a neste campo;
- Informe a quantidade utilizada para uma quantidade produzida;
- Confirme.
- O sistema carrega o insumo selecionado. Observe neste exemplo que o sistema carregou os dados do insumo selecionado, e retornou também outros insumos. Isso significa que o insumo selecionado é um Produto em Processo, que tem também uma estrutura própria.Observe esta particularidade, ela é importante e crítica no sistema; inclusive do ponto de vista Fiscal;
- Repita o processo de inclusão até que a estrutura esteja completa.
- Como dissemos no passo 10, estes são produtos que têm estrutura própria e, para nosso propósito, vamos considerar que eles serão industrializados por terceiros. Então, o cadastro desses produtos deve sinalizar na aba Estoque, o Método de Reposição 3-Industrialização.
- A estrutura está pronta para controlar os processos de industrialização por terceiros.
Cadastro de Tipo de Movimento Externo: Cadastros>Estoque>Tipo Mov Externo
Este cadastro configura os documentos fiscais que o sistema utiliza para as diversas operações da empresa. No caso da industrialização por terceiros, são três documentos:
- CFOP 5901 (TME 601)- Remessa para Industrialização;
- CFOP 1902 (TME 102)- Retorno de Industrialização;
- CFOP 1124 (TME 24)- Industrialização Efetuada.
Atenção: os TMEs 601, 102 e 24 são padrões do sistema quando da implementação. Situações particulares devem ser discutidas com nosso suporte com o apoio de sua assessoria fiscal/contábil.
Sobre tais documentos há considerações relevantes a fazer e que têm impactos fiscais:
- CFOP 5901 - O que deve ser observado neste documento fiscal:
- O campo Poder 3º deve estar marcado com a opção: R-Remessa, de vez que se estará controlando a remessa dos itens para o estoque remoto, que é o fornecedor do serviço de industrialização;
- O campo Financeiro deve estar desmarcado. Pela simples razão de que não será gerado um contas a receber dos itens enviados para serem processados pelo fornecedor;
- Neste campo indicamos o TME que será utilizado no retorno dos itens. Falaremos sobre ele mais adiante. Esta indicação é importante para que o sistema entenda que a Nota de Entrada de Retorno usará o documento fiscal correto para a operação.
- CFOP 1902 - O que deve ser observado neste documento fiscal:
- O campo Poder 3º deve estar assinalado como D-Devolução, uma vez que estará controlando o retorno dos itens ao nosso estoque, e que serão movimentados, posteriormente, através de nossas Ordens de Produção.
- O campo financeiro, claro, deverá estar desmarcado. Afinal trata-se, apenas, da devolução dos itens remetidos para industrialização.
- Observe que este TME de Devolução foi indicado quando falamos da CFOP 5901; veja no item 3! Ele será utilizado quando a Nota de Entrada de Devolução dos itens for processada. E com as sinalizações abordadas, conciliará os estoques, para que nosso fiscal fique em conformidade com os dispositivos legais.
- CFOP 1124 - O que deve ser observado neste documento fiscal:
- O campo financeiro deverá estar marcado. Isso sinaliza ao sistema que um contas a pagar deve ser gerado.
- O campo Poder 3º deve estar assinalado como N-Não Controla, uma vez que tal controle foi tratado no TME anterior.
Este documento gera um controle de estoque de itens que estão fora da empresa (foram enviados ao fornecedor do serviço de industrialização); ou seja, está em Poder de um 3º, e não no estoque físico da empresa. Isso deverá estar assinalado no TME que trata da operação.
Este documento trata a devolução dos itens que foram remetidos ao fornecedor para industrializar um dado produto. Também, neste caso, haverá um controle de Poder de 3º, só que agora, estamos controlando a devolução dos itens ao nosso estoque. O TME específico, deverá refletir isso:
Este documento trata da Nota de Entrada de cobrança do serviço de industrialização por terceiros.
Cadastro de Fornecedores: Cadastros>Comercial>Fornecedores
Os fornecedores de serviços de industrialização devem estar cadastrados no sistema. Este cadastro será referenciado quando estabelecermos a relação Produto x Fornecedor, que será crítica para o funcionamento automatizado dos processos de geração de Pedidos de Compra de serviços de industrialização e Remessas de insumos.
Cadastro de Produto x Fornecedor: Cadastros>Estoque>Produto x Fornec
Para que o processo de industrialização por terceiros funcione de forma eficaz, o sistema exige que a relação Produto x Fornecedor seja cadastrada.
- Selecione o produto que é remetido para industrialização;
- Selecione o fornecedor do serviço;
- Se o fornecedor possui um código próprio para o produto, informe-o; se não possui, deixe em branco;
- Informe o preço atual do serviço. Posteriormente, a cada operação, o sistema atualizará o preço;
- Selecione a opção 3-Industrialização. Atenção: Esta opção sinaliza ao sistema que o Fornecedor fará industrialização do produto. Isso é crítico no processo; atente para este ponto;
- Confirme.
Gerando um Processo de Industrialização a partir de um Pedido de Venda.
O sistema pode considerar que a industrialização ocorra a partir de um Pedido de Venda aprovado. Vamos examinar como isso se dá:
- Criamos um pedido de venda para o produto 100/004
- Definimos a quantidade do pedido em 100 kg
- O pedido deve ser baixado através do botão Baixar;
- O status do Pedido de Venda deverá ser LBC, indicando que o pedido foi leberado pelo crédito. O sistema assume que este status indica que a venda foi concretizada e só a partir disso executa outras operações vinculadas.
Agora que o Pedido foi Liberado pelo Crédito, vejamos o que o sistema gerou automaticamente:
- Três Pedidos de Compra. Dois de compra de serviços de Industrialização e um de compra dos insumos necessários. Neste exemplo, nossos estoques estavam insuficientes; logo, era necessário emitir pedido de compra dos insumos, para poder remetê-los ao fornecedor; no caso o Pedido de Compra 87;
- Dois Pedidos de Venda de Remessa para Industrialização. Esses pedidos, fazem a remessa dos insumos necessários para a industrialização;
- Três Ordens de Produção. As ordens de produção respeita o que foi estabelecido na estrutura do produto (Cadastros>Produção>Estruturas).
Vamos exemplificar o que foi feito naqueles documentos:
- Nos Pedidos de Compra: No primeiro, o sistema gerou o Pedido de Compra do Serviço de Industrialização. No segundo, o sistema, após avaliar que os estoques eram insuficientes, gerou Pedido de Compra dos Insumos necessários;
- Nos Pedidos de Venda:O sistema gerou um Pedido de Venda de Remessa dos insumos necessários à industrialização. Neste exemplo, para a fabricação do produto 200/005 - Cobertura de Doce de Leite. Observe que o sistema acatou exatamente o que está definido na estrutra do produto;
- Nas Ordens de Produção:Neste exemplo, o produto 200/006 - MASSA CREMOSA será fabricado por um terceiro. O sistema efetuará a baixa desta OP, automaticamente, quando a nota de entrada de industrialização efetuada for processada.
Gerando um Processo de Industrialização a partir de uma Programação MRP
O sistema pode considerar que a industrialização ocorra a partir da análise das necessidades de produção de um determinado período. De forma que as Compras, as Remessas para Industrialização e as Ordens de Produção sejam geradas ajustadas às necessidades efetivas do negócio. Para isso, utilizaremos o módulo MRP(Materiais>Produção>MRP>Incluir) para gerar nossos documentos:
- Defina o período que o sistema considerará para gerar a programação de necessidades;
- Atribua um descritivo para que possa rastrear a ação;
- Considere o período fonte alinhado com o período definido no item 1;
- O sistema está configurado, neste exemplo, para gerar Pedidos de Compra, que é o nosso objetivo com Industrialização. Assegure-se de que esta opção está definida;
- Clique em Ok para confirmar o cenário.
- Para complementar o cenário do MRP, clique na aba Incluir;
- Selecione a opção 04 - Produto Acabado. O sistema analisará todas as demandas relativas a esses produtos;
- Confirme.
- O sistema apurou que há necessidades diversas para o dia 12/06/2020; tanto de compras, quanto de itens a serem industrializados por terceiros
- De igual forma, o sistema identificou que há necessidades projetadas para o dia 15/06/2020;
- Se tudo estiver correto, confirme. Se não estiver correto, exclua o MRP e refaça o procedimento de acordo com sua necessidade.
- Agora resta baixar o MRP para que o sistema gere os documentos necessários à industrialização por terceiros e outros complementares. Clique em Baixar ou tecle em F8.
- Observe que o sistema gerou os Pedidos de Compra, tal qual o exemplo do Pedido de Venda, abordado anteriormente. Mas, neste caso, criou dois Pedidos de Compra, por exemplo, para o Fornecedor 501 e para o Fornecedor 502. Isso se dá em razão da nossa programação de necessidades, que são em datas diferentes; logo o sistema programa as Compras tende em vista tais datas;
- Observe que no Pedidos de Venda:
- Os Pedidos de comercialização estão com status PEN de Pendentes. Isso significa que o MRP considerou os pedidos em carteira como determinantes da programação. Posteriormente, quando tratarmos da Ajuda do Módulo de MRP, explicaremos as opções sobre considerar ou não os Pedidos de Venda. Para este exemplo, definimos que os Pedidos são considerados;
- O sistema, assim como exemplo do Pedido de Venda aprovado, gerou os Pedidos de Remessa ao Fornecedor da Industrialização.
- As Ordens de Produção, também geram "repetições" em razão das datas de necessidade de fabricação.
Esta ajuda tem por objetivo explicar como o sistema trata a Industrialização por Terceiros. Em outra ajuda trataremos em detalhes como o método de MRP funciona e suas finalidades.