Calendário Contábil

O cadastro de calendário contábil é utilizado para liberar ou bloquear a geração de lançamentos contábeis no sistema. Exemplo: suponhamos que acabamos de entrar no mês 06 e a contabilidade iniciará o fechamento do mês passado (05), pode-se bloquear o calendário no mês 05, para que não gere mais nenhum lançamento naquele mês, sendo assim, quando compras, faturamento, financeiro ou estoque fazer uma operação no mês 05, o sistema dará uma mensagem avisando que não está liberada a geração de lançamentos. Ele impossibilita a geração de lançamentos contábeis com datas incorretas.

Exercício

Normalmente o ano.

Período

O número da semana, quinzena ou mês. Dependendo da periodicidade que a contabilidade irá analisar os lançamentos gerados pela integração do sistema.

Data

Informe o intervalo de data que o calendário compõe.

Situação

Informe aqui qual é a situação do calendário. Aberto, quando está liberada a geração de lançamentos. Fechado, quando a contabilidade já foi efetivamente fechada. Bloqueado, quando temporariamente está bloqueada a geração de lançamentos. Quando temos um novo período aberto, quando forem analisados os lançamentos bloqueados e quando finalizar a analise e tudo estiver conferido fechado.