Solicitação de Compras
Ferramenta utilizada para solicitar a compra de produtos, que poderão na mesma tela serem cotados em diversos fornecedores. Normalmente qualquer setor da empresa pode incluir solicitações, porém apenas o setor de compras poderá realizar as cotações.
No ambiente solicitação os principais campos são: produto, quantidade e dt.necessidade, Já no ambiente cotação é imprescindível a informação do fornecedor, preço e prazos.
A opção Gerar Cotações é baseada no cadastro de produtos X fornecedores e a opção Gerar Pedidos consulta o registro de cotação cujo o item seja igual a 1, pois é o melhor custo/prazo.
Número
Número de identificação do documento.
O sistema preenche automaticamente no primeiro OK da inclusão, seguindo uma numeração crescente e única.
Dt.Emissão
Indica a data que o documento foi incluso.
Descrição
Descrição resumida da solicitação de compra. Se iniciar com AUTO, significa que foi gerado automaticamente pelo sistema.
Produto
Indica qual o produto necessário que será comprado
Quantidade
Indica a quantidade necessária na unidade de medida do produto.
Dt.Necessidade
Indica a data da necessidade deste produto, por exemplo: solicito hoje, porém preciso para daqui 10 dias.
Dt.Entrega
Indica a data que o fornecedor consegue entregar o produto cotado.
Preço Unitário
Informar aqui o preço unitário com base na unidade de medida do produto.
TME
Basicamente irá determinar qual o destino dos produtos comprados, exemplo: industrialização, revenda, consumo, etc.
Status
PEN - Pendente
APR - Aprovado
REJ - Rejeitado
COT - Cotado
BXP - Baixado Parcial
BXT - Baixado Total