MRP

MRP é um planejamento de necessidade de material. Ele calcula as necessidades brutas de produtos, com base em estoque existente, pedidos e previsões de vendas, ordens de produção, etc.
A fórmula básica MRP é a seguinte: Necessidade = Estoque + Entradas - Saídas - Saídas Estrutura
Considere um produto PA com tempo de reposição de 5 dias, composto por PB com tempo de reposição de 7 dias. O sistema faz um cálculo do saldo diário de cada produto (estoque+entradas-saídas). Se for identificado uma necessidade no dia 20/06 do produto PA, o sistema faz um planejamento para que o produto PB inicie dia 08/06 e termine 15/06 (7 dias). Resumidamente, o filho tem que estar pronto na data de início do pai.

Um registro MRP pode ser gerado pelos seguintes eventos:
1. Manualmente usando o caminho Materiais > Produção > MRP;
2. Na abertura de uma ordem de produção;
3. Na liberação de crédito de um pedido de venda;

É necessário revisar o cadastro do produto para melhor aproveitamento desta ferramenta, principalmente os campos: tipo de produto, método de reposição, tempo de reposição e lote econômico.

A reposição pode ser feita por meio de ordem de produção ou solicitação de compra. Será criada ordem de produção para os tipos de produtos 03, 04 e 05, para os restantes será criada solicitações de compra.

Se a empresa desejar a geração de reposição assim que for detectada a necessidade, ou seja, individualmente, então terá de preencher o campo método de reposição do cadastro do produto. Mas se a empresa produzir para estoque ou a reposição for acumulada, é recomendado deixar o campo método de reposição como manual, e periodicamente criar um registro MRP reposição manualmente conforme a necessidade.


Número

Se o registro MRP foi incluso manualmente será um número sequencial. Pode conter o número do pedido de venda ou número da ordem de produção, quando for originado por esses documentos.

Período

Data Inicial e Final indicam o período de visualização do planejamento de estoque.

Nome

Indica uma descrição para o documento, exemplo: REPOSIÇÃO SEMANAL ACABADOS

Objetivo

Indica qual o objetivo do MRP, gerar resposição (OP e SC) ou gerar MPS. No caso de MPS, o sistema inclui apenas os produtos de nível 1 (pai) e ao baixar o documento, serão gerados registros MPS. Desta forma, é possível realizar manutenção nas datas e quantidades no plano mestre de produção.

Fonte

Determina a fonte de dados do MRP. Se previsão de vendas, será realizado o cálculo normal de MRP considerando estoque, entradas e saídas previstas. Se MPS, o sistema usa o método Encomenda, desconsiderando estoque, entradas e saídas.

Período Fonte

Intervalo de data para o sistema buscar a previsão de vendas ou registros MPS.

Filial

Quais estabelecimentos serão considerados na consulta de estoque, pedidos de venda e entradas previstas.

Pedidos de Venda

Informar se deseja considerar os pedidos de venda no cálculo MRP na coluna saída. Na opção “subtrair”, o sistema subtrai a quantidade de pedidos de venda da previsão de vendas. Se a quantidade total de pedido de venda for maior que a quantidade total da previsão de vendas, não será considerado a previsão de vendas. Se a quantidade total de pedido de venda for menor que a quantidade total da previsão, então a previsão será reduzida proporcionalmente.
Exemplo: 100 unidades na previsão e 60 unidades em pedido.
Parâmetro Qt.Saída
0-Não / 0
1-Sim / 160 (100+60)
2-Subtrair / 100 (40+60)

Exibir

Quais produtos serão exibidos na grade do MRP. Apenas os que existem necessidade ou todos.