Conversão de Unidades

A unidade de medida definida no cadastro do produto é aquela responsável pela quantificação do estoque. Porém a unidade de medida de compra/venda (comercialização) pode ser diferente da unidade do estoque. Exemplo: Posso controlar o estoque de certo produto em peça (pç), porém posso comprá-lo em caixa (cx). Nos registros de notas de entrada e saída no SPED Fiscal, são exigidos as quantificações de comercialização, e não a de movimentação de estoque. Ou seja, em caso de uma compra, deve-se informar a quantidade que está impressa na NF do fornecedor, e não a quantidade que entrou no estoque.

Sendo assim, o cadastro de conversão de unidades é responsável pela definição de um fator de conversão, onde tendo a quantidade de comercialização chega-se a quantidade de estoque.

Esse cadastro é necessário para geração do registro 0220 do SPED Fiscal. E também para conseguir determinar a quantidade que movimentará o estoque em casos que a unidade de comercialização for diferente da unidade de estoque.

Unid.Medida (De Comercialização)

Informe a unidade de medida de comercialização. Aquela usada nas compras/vendas. Esta unidade corresponde à destacada no documento fiscal (entrada e saída).

Unid.Medida (Para Estoque)

Informe a unidade de medida de estoque. Aquela usada na quantificação de estoque, ou seja, a que está informada no cadastro do produto.

Produto

Informe o produto dessa conversão nos casos que NÃO seja uma conversão de unidades do mesmo grupo de unidades parentes (Exemplo: m, mm, cm, km). Existem algumas unidades de medida que seus fatores sempre serão os mesmos, independente do produto.
Por exemplo: Controlo o estoque em gramas (g), porém a NF de compra veio em kilos (kg), a fator de conversão de gramas para kilos sempre será 1000, pois 1000g sempre corresponde a 1kg, independente do produto. Neste caso, o campo Produto deve ficar em branco.

Fator (Para = De x Fator)

Fator de conversão (multiplicação). A quantidade de estoque será igual a quantidade comercial vezes o fator de conversão (qt_estoque = qt_comercial * fator). Para descobrir o fator de conversão basta dividir a quantidade de estoque pela quantidade comercial (fator = qt_estoque ÷ qt_comercial).

Exemplos:
a) Controle de estoque em peças, e a comercialização em caixa com 12. O fator corresponde a 12pç ÷ 1cx = 12, pois 12 peças equivale a 1 caixa;
b) Controle de estoque em unidade, e a comercialização em kilos, onde cada unidade tem 3kg. O fator corresponde a 1un ÷ 3kg = 0,333333.

Tipo

Variável, quando a quantidade de estoque é convertida, porém pode ser alterada. Fixo, quando o fator cobre 100% dos casos de conversão, assim o campo quantidade de estoque ficará inalterável.