5100-DÚVIDA COMO CADASTRAR UM AGENTE DO EXTERIOR (EXPORTAÇÃO/IMPORTAÇÃO)

Preencher os campos abaixo da seguinte forma: CNPJ: 00.000.000/0000-00 Inscrição Estadual: ISENTO CEP: 00000-000 Cidade: 9999999-EXTERIOR UF: EX Pais: Exemplo: Estados Unidos(2496), Argentina(639), Chile(1589), etc. Tipo de Cliente: X-Exportação

5105-DÚVIDA COMO CADASTRAR UM AGENTE COM LOJA/FILIAL

Conceito: Quando já existe um cadastro com a primeira parte do CNPJ (até a barra) não pode criar um novo código de agente, mas sim usar o esquema de código/loja. Ou seja, o código será o mesmo que já tem no cadastro, porém a loja será diferenciada, pois este CNPJ é uma filial de um cliente que já existe e não um novo cliente. Solução: Na hora de cadastrar o agente, o código tem que ser o mesmo que já existe cadastrado, e alterar o campo loja para o próximo número disponível (se o último for 01, usar o 02, e assim sucessivamente). Dica: Se desejar incluir uma nova loja do cliente, porém este cliente não tem o CNPJ do mesmo grupo (até a barra), é só informar a razão social idêntica, e usar o mesmo código e mudar a loja.

5200-COMO CADASTRAR UMA NOTA FISCAL DE DEVOLUÇÃO

Segue informações de como cadastrar uma nota de devolução: 1) Tipo de documento: D-Devolução; 2) Cabeçalho: Informar os mesmos dados da nota original; 3) Usar o botão ?Retorno?: a. Digitar modelo, série e número da nota original; b. Duplo-clique sobre o item; c. Informar a quantidade de devolução e confirmar; 4) Caso já foi feito baixa de algum título da nota original, verificar como será feito a compensação deste valor: a. Desconto em uma duplicata (no financeiro, usar a baixa por devolução); b. Reposição do produto; c. Depósito (conf. a condição de pagamento será criado um título de abatimento); Dica: O TME da nota de devolução será o que está sendo informado no cadastro do TME que tem na nota original. O sistema tenta recuperar o CFOP automaticamente. Por exemplo: se é uma devolução do CFOP 5101 usará o 1201. Se é uma devolução do CFOP 1401, usará o 5410.

5205-DÚVIDA COMO FAZER UMA NOTA DE DEVOLUÇÃO SEM NOTA ORIGINAL

Segue informações de como cadastrar uma nota de devolução nos casos em que a nota fiscal original não está no sistema, por exemplo: devolução de uma venda, porém na época que a venda foi feita era usado outro sistema: 1) Tipo de documento: B (na entrada cliente, na saída fornecedor); 2) Cabeçalho: Informar os mesmos dados da nota original; 3) Incluir os itens manualmente, usando o TME de devolução e sem informar o campo ?Documento Original?;

5210-DÚVIDA COMO CADASTRAR UMA NOTA FISCAL DE SERVIÇO

Nota de Saída de Serviços Eletrônica (NFS-e): 1) Tipo de documento: N-Normal; 2) Modelo da nota: 91 3) Cadastrar os serviços como produto. a. Informações complementares: informar o texto do serviço; b. Cód.atividade serviço: informar código do serviço federal / código do serviço municipal. Exemplo: 1.01/620150001; Nota de Saída de Serviços: 1) Tipo de documento: N-Normal; 2) Cadastrar os serviços como produto; Nota de Entrada de Serviços: 1) Tipo de documento: N-Normal (ou pedido); 2) Cadastrar os serviços como produto;

5215-DÚVIDA COMO CADASTRAR UMA NOTA FISCAL COMPLEMENTAR

Nota de Entrada/Saída Complementar: 1) Tipo de documento: C (Complementar); 2) Cabeçalho: o mesmo da nota original; 3) Incluir cada item que será complementado: a. Cód.Produto: informar o código do produto a ser complementado, o mesmo que consta na nota original; b. Descrição: Nome do produto ou texto "NOTA FISCAL COMPLEMENTAR..." verificar com a sua contabilidade; c. Quantidade: Preencher este campo apenas nos casos que for complemento de quantidade, nos outros casos preencher com 0 (zero); d. Preço: Preencher este campo apenas nos casos que for complemento de preço; e. TME: Usar o TME da nota de venda (original), o sistema só irá movimentar o estoque se a quantidade for maior que zero; f. B. Cálculo / Alíquota / Valor do imposto: Preencher os impostos apenas se for complemento de imposto, informando manualmente na aba ?Impostos?; g. Documento Original: chave_nfe.item ou modelo.série.número.item (da nota original)

5220-DÚVIDA COMO CADASTRAR UMA NOTA FISCAL DE IMPORTAÇÃO/EXPORTAÇÃO

Nota de Entrada de Importação: 1) Tipo de documento: X-Importação 2) Formulário: Próprio 3) Número: O sistema recomenda o próximo número disponível (verificar a numeração na tela de notas de saída e reservar um número); 4) Inclusão de itens: a. TME: Importação; b. CFOP: 3101, 3102, etc; c. CST de PIS/Cofins: Se Lucro Real, de 50 a 66 para indicar crédito, senão 70; d. Aba 1º Dados - Confirmar alíquotas de ICMS, IPI e PIS/COFINS; e. Aba 2º Dados - Valor da Taxa Aduaneira correspondente ao item usando o rateio; f. Aba 2º Dados - Imposto de Importação; g. Aba 2º Dados - Botão recalcular; f. Aba importação - (DI, desembaraço, adição, etc.). 5) PIS, COFINS, II: Informar valores na mensagem da nota; 6) Informar volumes e mensagens. Nota de Saída de Exportação: 1) Tipo de documento: X-Exportação 2) Tipo de cliente: X-Exportação 3) Inclusão de Itens: a. TME: Exportação; a. CFOP: 7101, 7102, etc; a. CST de ICMS: 41 a. CST de PIS/Cofins: 08 (sem incidência). Obrigatório informar a natureza da receita.

5225-DÚVIDA COMO CADASTRAR UMA NOTA FISCAL DE TRANSFERÊNCIA

Nota de Entrada de Transferência: 1) Tipo de documento: B-Cliente; 2) A filial deve estar cadastrada como cliente; 3) TME: Transferência; 4) CFOP: 1151, 1152, etc. Nota de Saída de Transferência: 1) Tipo de documento: N-Normal; 2) A filial deve estar cadastrada como cliente; 3) TME: Transferência; 4) CFOP: 5151, 5152, etc.

5230-DÚVIDA COMO CADASTRAR UMA NOTA FISCAL FORMULÁRIO PRÓPRIO

Na tela de notas de entrada tem um campo chamado ?Formulário?. Quando a empresa precisa emitir uma nota de entrada, informar ?Próprio?. Segue algumas situações que exige esta necessidade: 1) Nota de entrada de devolução de venda, quando o cliente não chegou a receber a mercadoria, voltando com a mesma nota de venda; 2) Nota de importação (e a sua complementar); 3) Nota fiscal de crédito de ICMS do ativo imobilizado ? CIAP (1604); 4) Cancelamento de nota de saída por meio de uma nota de entrada de compensação, quando ultrapassou o prazo de cancelamento. Faz-se uma nota de entrada para compensar a saída (estoque, financeiro, impostos, etc.);

5235-DÚVIDA COMO CADASTRAR UMA NOTA FISCAL DE REMESSA

Nota de Entrada de Remessa: 1) Tipo de documento: B-Cliente; 2) Informar o cliente no campo agente; 3) TME: Entrada de Remessa (ex. 1901); 4) CST de PIS/Cofins: 98 (outros). Nota de Saída de Remessa: 1) Tipo de documento: B-Fornecedor; 2) Informar o fornecedor no campo agente; 3) Sem condição de pagamento e vendedores; 4) TME: Remessa (ex. 5901); 5) CST de PIS/Cofins: 49 (outros). Dica: Se este TME controlar o estoque terceiros, a remessa aumenta a quantidade do estoque terceiros, tanto na entrada quando na saída. Na entrada é estoque de terceiros, na saída é estoque em terceiros.

5240-DÚVIDA COMO CADASTRAR UMA NOTA FISCAL DE RETORNO

Nota de Entrada de Retorno: 1) Tipo de documento: N-Normal; 2) Usar o botão ?Retorno?: a. Digitar modelo, série e número da nota original (saída); b. Duplo-clique sobre o item; c. Informar a quantidade de devolução e confirmar; Nota de Saída de Retorno: 1) Tipo de documento: N-Normal; 2) Usar o botão ?Retorno?: a. Digitar modelo, série e número da nota original (saída); b. Duplo-clique sobre o item; c. Informar a quantidade de devolução e confirmar; Dica: Se for uma nota de retorno de industrialização (X902), tem que incluir o item de cobrança (X124 ? industrialização efetuada).

5300-DÚVIDA COMO CADASTRAR UMA CARTA DE CORREÇÃO

Conceito: Em casos de erros na emissão da nota fiscal. São permitidas algumas correções na nota fiscal por meio de um documento chamado Carta de Correção. Não são permitidas as seguintes alterações: a) As variáveis que determinam o valor do imposto tais como: base de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da operação ou da prestação; b) A correção de dados cadastrais que implique mudança do remetente ou do destinatário; c) A data de emissão do documento fiscal ou de saída da mercadoria ou do serviço prestado. Como cadastrar: Administrativos > Fiscal > Carta de Correção, inclua uma carta de correção, baixe, e depois imprime. Correções de Duplicatas (11 e 12): 1) Para acrescentar uma parcela é só incluir uma correção no campo 11 informando no ?Item? o nº da parcela. Se essa parcela ainda não existir o sistema cria uma nova parcela para essa nota fiscal; 2) Para remover uma parcela, tem que incluir uma correção no campo 12 informando valor = 0,00. Ou seja, está alterando o valor desta parcela para 0,00. Assim o sistema reconhece que a mesma será excluída; 3) Desenvolver a lógica da carta de correção. Se quiser aumentar a quantidade de parcelas, terá de alterar as existentes, e adicionar as novas para que os valores batam. Se quiser diminuir a quantidade de parcelas, terá de alterar as existentes, e zerar as que serão excluídas. Correções de CFOP (20): 1) Para corrigir o CFOP de uma nota, devemos levar em conta que o CFOP está no item e não no cabeçalho da nota. Assim ao corrigir o CFOP (campo 20), deverá ser informado no campo ?Item? o nº do item da nota; 2) No campo ?Valor? informar o CFOP/TME (ex. Para o cfop 5101 e tme 501, informaríamos 5101/501), isso em cada item da nota;

5305-DÚVIDA PORQUE O PEDIDO DE COMPRA NÃO APARECE NA NOTA DE ENTRADA

1) Verificar se o pedido de compra está aprovado e se tem saldo nos itens; 2) Verificar se o campo filial de entrega do pedido está correto (a da nota de entrada); 3) Se for vários pedidos em uma mesma nota de entrada, ver se os campos do cabeçalho (fornecedor/loja, cond. de pagamento, forma de pagamento e frete) estão idênticos.

5310-DÚVIDA COMO ELIMINAR RESÍDUO

Conceito: Quando se faz um pedido, originalmente o saldo é idêntico a quantidade. Ao efetivar a nota fiscal, o saldo vai diminuindo e a quantidade permanece a mesma. Quando o pedido tem um saldo que não reflete a realidade é necessário que limpe estes resíduos para que o sistema não dê informações inconsistentes. Resíduos de Compras (solicitações e pedidos): Materiais > entradas > resíduos de compra; Resíduos de Vendas (pedidos): Materiais > saídas > resíduos de venda; Dica: O campo ?%max? é um filtro para que elimine os resíduos somente dos documentos que o saldo chegue até este percentual com relação a quantidade. A formula é: Saldo <= (Qtde * Max). Por exemplo: Usando um ?max? de 5% e sendo a quantidade original de 1000 peças, se o saldo fosse até 50 peças apareceria na lista. Se fosse 51 já não apareceria, pois 51 já ultrapassou o máximo do percentual estipulado da quantidade original. 5% de 1000 é 50, logo o máximo são 50 peças.

5380-DÚVIDA COMO ACERTAR O SALDO DE ESTOQUE

Para acertar o saldo de estoque de um determinado produto, temos duas opções: 1) Usar a tela materiais > estoque > inventário. Aqui tem que informar a quantidade que tem fisicamente; 2) Usar a tela materiais > estoque > movimento interno. Aqui tem que informar a quantidade da diferença de acerto.

5400-DÚVIDA COMO BAIXAR UM TÍTULO POR DEVOLUÇÃO/ANTECIPADO

Devolução: 1) Ao emitir a nota de devolução o sistema cria um registro de compensação; 2) Baixar a duplicata que será concedido o desconto com o ?motivo de baixa? devolução; 3) Assim o sistema irá mostrar uma lista de notas de devolução que estão pendentes quanto à compensação; 4) Selecione o registro, informe data e valor, e confirme. Antecipado: 1) Para documentar a antecipação (pagamento ou recebimento), criar um título de antecipação (tipos PA ou RA), informando no campo ?documento? o nº do pedido (ex. PA002501). Baixar este título com motivo normal, pois movimentou o banco; 2) Quando a nota for efetivada, encontrar o título desta nota no financeiro, e baixar com ?motivo de baixa? antecipado; 3) Assim o sistema irá mostrar uma lista de títulos de antecipação que estão pendentes quanto à compensação; 4) Selecione o registro, informe data e valor, e confirme. Dica: Para verificar o saldo de compensações, tanto de devolução quanto de antecipação, ir em relatórios > financeiro > compensações; Dica: As baixas por devolução ou antecipação não geram movimentos no extrato bancário do sistema.