2005-MENSAGEM NF-E - GERANDO XML

1) Ler a mensagem atentamente e corrigir as informações que estão divergentes.

2010-MENSAGEM NF-E - ASSINANDO XML COM CERTIFICADO DIGITAL

1) Verificar a situação do certificado digital em Painel de Controle > Opções da Internet > Conteúdo > Certificados, se o mesmo está devidamente instalado e com validade;
2) Se for certificado A3, ele dá diversos problemas. Tente reiniciar o servidor.
3) Se a senha/usuário do servidor foi alterado, tem que reinstalar o certificado digital.

2015-MENSAGEM NF-E - ENVIANDO XML

1) servidor da empresa não está conseguindo conectar na internet.
2) site da sefaz está temporariamente fora do ar, tem que esperar até que volte.

2020-MENSAGEM NF-E IMPORTAÇÃO DE XML PARA NOTAS DE ENTRADA

1) Salvar o arquivo XML em uma pasta no computador. Depois no sistema, na tela de notas de entrada, usar o botão Incluir > XML NF-e;
2) Por alguns motivos o sistema pode não conseguir importar o XML diretamente do e-mail.
a. O fornecedor não usa os campos próprios para duplicatas, informando os vencimentos por observações. Assim o sistema não consegue ler as duplicadas da nota;
b. O fornecedor usa uma ferramenta de envio de e-mail fora do padrão, o ideal é usar o outlook;
c. O XML tem que ser um arquivo válido e enviado para o CNPJ da empresa;

2025-MENSAGEM NF-E DISTRIBUIÇÃO DE XML (E-MAIL/SITE)

1) Se tem a conta cadastrada em cadastro > administrador > e-mail.
2) Se o usuário e a senha estão corretos.
3) A estação está sem acesso a internet (caiu ou está bloqueada).

SITUAÇÃO 000 - NÃO RETORNA 103

1) Verificar os erros do usuário nfe na tela sistema > gerenciar servidor (coluna LastError);
2) Reiniciar o servidor.

SITUAÇÃO 009 - NÃO FOI POSSÍVEL COMUNICAÇÃO SEGURA COM A SEFAZ

1) Verificar a situação do certificado digital em Painel de Controle > Opções da Internet > Conteúdo > Certificados, se o mesmo está devidamente instalado e com validade;
2) Confirmar se o serviço de autorização de NF-e está disponível acessando o link: https://www.fazenda.sp.gov.br/nfe/
3) Certificar se o servidor da empresa está com acesso a internet.
4) Se for certificado A3, ele dá diversos problemas. Tente reiniciar o servidor.
5) Se a senha/usuário do servidor foi alterado, tem que reinstalar o certificado digital.

SITUAÇÃO 100 - AUTORIZADO O USO DA NF-e

Significa que a NF-e está autorizada pela sefaz e pode ser usada. Nesta situação a NF-e é apta para transporte dos produtos.

SITUAÇÃO 101 - NF-e CANCELADA

Significa que a NF-e está cancelada. Neste caso, não pode ser usada para transporte dos produtos e nem utilizar novamente este número.

SITUAÇÃO 102 - NF-e INUTILIZADA

Significa que a NF-e está inutilizada. Inutilização é uma operação que informa a sefaz que um intervalo de numeros não será mais usada, ou seja, eles serão saltados.

SITUAÇÃO 103 - NF-e EM PROCESSAMENTO

Significa que a NF-e está na fila de espera para ser processada. Aguarde que breve retornará com autorização ou erro.

SITUAÇÃO 301/302 - NF-e DENEGADA

Denegação é uma rejeição por irregularidade no cadastro dos contribuintes. Provavelmente o agente desta nota está com problemas no cadastro do governo. Apesar da NF-e estar irregular, ela é gravada no banco de dados da Sefaz, e esse número não pode mais ser usado, ou seja, tem um tratamento semelhante à NF-e cancelada/inutilizada. No caso de NF-e denegada, seguir o procedimento:
1) Estornar essa nota fiscal, pois não é autorizada. Assim o sistema estornará as integrações com o financeiro, estoque, fiscal e contábil;
2) Comunicar o seu cliente/fornecedor da denegação por irregularidade no cadastro;
3) Essa operação comercial não poderá ser transportada com essa nota. Esse número não poderá mais ser usado em outra nota. Está NF-e não poderá ser impressa, sendo como uma NF-e cancelada.

ERRO 234 - IE DO DESTINATÁRIO NÃO VINCULADA AO CNPJ

Revisar o campo inscrição estadual do agente, pois não condiz com o CNPJ no banco de dados do governo (CADESP).

ERRO 531/532/534/538 - TOTAL DIFERE DO SOMATÓRIO DOS ITENS

1) Este erro acontece porque a CST de ICMS está errada.
2) Se tiver valor de ICMS/ST o CST tem que ser 10, 30 ou 70.
3) Se tiver valor de ICMS o CST tem que ser diferente de 30, 40, 41 e 50.

ERRO 225 - FALHA NO SCHEMA XML

Normalmente é um problema no cadastro do produto ou agente. Verificar o erro no site do governo: http://www.sefaz.rs.gov.br/nfe/nfe-val.aspx
Confrontar a partir do manual da nf-e onde poderá ter mais informações do campo em que está o erro.

ERRO 539 - DUPLICIDADE DE NF-E, COM DIFERENÇA NA CHAVE DE ACESSO

Tentar clicar no botão Consultar da aba NF-e. Este erro ocorre quando o usuário de alguma forma consegue estornar a nota logo após o sistema enviar a nota para a sefaz. Ou seja, a nota está na sefaz, porém no sistema foi estornada.

ERRO 656 - CONSUMO INDEVIDO

Aguardar 15 minutos e clicar em consultar da aba NF-e. Este erro ocorre quando existe um risco de sobrecarga do servidor do governo, exemplo: consultar uma mesma NF-e várias vezes.

ERRO 663 - ALÍQUOTA ICMS SUPERIOR A 4%

Essa é uma regra presente na NT 2012/005 que visa garantir que a alíquota do ICMS, para operações de saída interestadual com produtos importados, não seja superior a 4%.
1. Revisar o campo origem do cadastro do produto, pois estão disponíveis novos códigos;
2. Se a origem do produto for 1, 2 ou 3, então é obrigatório usar 4% de alíquota de ICMS nas operações de saída interestadual com produtos importados;