Erros SPED

O sistema faz diversas travas para que documentos fiscais não sejam emitidos com divergências, mas é impossível prever todas as situações, e também algumas informações são de responsabilidade do usuário para que preencha conforme a operação.
90% dos erros do SPED são oriundos de lançamentos errados nos documentos fiscais, cadastro de produtos e agentes.

Para retirar erros do SPED recomendamos que siga as seguintes etapas:
1) Deixar os erros que são de registros de apuração por último, ou seja, os blocos E e M;
2) Se o registro que tiver o erro, estiver listado abaixo, leia atentamente as dicas alí recomendadas para solucionar o problema;
3) Ler atentamento o guia prático do SPED no registro que estiver o erro, para compreender o objetivo do registro, e poder chegar em que tela do sistema as informações são recuperadas.

Registro 0000 ou 0140

Normalmente erros no registro 0000 ou 0140 são do cadastro de filiais.

Registro 0100

Normalmente erros no registro 0100 são do cadastro de signatários (cadastro > contabilidade > signatários).

Registro 0150

Normalmente erros no registro 0150 são do cadastro do cliente ou fornecedor.

Registro 0200

Normalmente erros no registro 0200 são do cadastro do produto.

Registro 0500

Normalmente erros no registro 0500 são do cadastro de plano de contas.

Registro 0600

Normalmente erros no registro 0600 são do cadastro de centro de custo.

Registro E110

Atenção: Deixar os erros do bloco E por últimos a serem resolvidos.
1) Se tiver erro no campo TOTAL_CREDITO, comparar sistema x pva:
a) Sistema: Relatórios > Entradas > Notas de Entrada, agrupado por CST CFOP
b) PVA: Relatórios > Documentos de Entrada, última página onde tem o resumo por CST
2) Se tiver erro no campo TOTAL_DÉBITO:
a) Comparar o resumo de CFOP do livro fiscal com o resumo de CST/CFOP do SPED;
b) PVA: Relatórios > Documentos de Entrada, última página onde tem o resumo por CST
3) Se tiver cupom fiscal:
a) Recalcular o resumo do mês todo de todas as impressoras;
b) Validar o impresso da redução z com o lançamento fiscal (grande total/vendas/icms);
c) Comparar no banco de dados a soma dos valores de sai_cupom_item x fis_lanc;

Registro M105/M505

Atenção: Deixar os erros do bloco M por últimos a serem resolvidos.
1) ERRO Não deverá existir um registro M105 - Detalhamento da Base de Calculo do Crédito para Código da Natureza da Base de Cálculo do Crédito e Código de Situação Tributária não informados nos documentos e operações, agrupados pelo Código do Tipo de Crédito, Alíquota (em percentual) e Alíquota (em reais).
Motivo: Provavelmente na tela de notas de entrada, foi informado um CST de crédito (ex. 50) para um CFOP que não permite crédito, exemplo: 1551 - compra ativo imobilizado ou 1949 - outras entradas.
Solução: Emitir relatório > entradas > notas de entrada, tipo sintético, agrupado por CST PIS/COF CFOP. Verificar os CFOP que estão vinculados com CST de crédito. Os seguintes CFOP podem ter créditos: E101, E102, E111, E113, E116, E117, E118, E120, E121, E122, E124, E125, E126, E201, E202, E203, E204, E251, E401, E403, E407, E410, E411, E556, E651, E652, E653, E660, E661, E662, E933.

2) ERRO O valor deste campo deve ser igual ao somatório dos valores das bases de cálculos dos documentos e operações, de acordo com o Código da Natureza da Base de Cálculo do Crédito, Código de Situação Tributária e Alíquota.
a) Verificar os TME que geram crédito se estão gerando também fiscal;
b) Emitir o relatório de notas de entrada agrupado por CST PIS/Cofins CFOP. Conferir se os TME que tomam crédito são de compra;
c) Emitir o relatório de notas de entrada agrupado por TME e ver se a diferença que consta no PVA, é de um determinado TME;

Registro M400/M800

Atenção: Deixar os erros do bloco M por últimos a serem resolvidos.
Motivo: Este registro é responsável por consolidar as receitas não tributadas, ou seja, as operações de receitas cujo CST seja 04, 05, 06, 07, 08 ou 09.
Um erro muito comum aqui é usar o CST 08 para operações que não são de receitas (vendas), isso é um erro, o CST 08 deve ser usado em operações de receitas. As operações que não são receitas deve ser usado o CST 49.
Se a empresa tem não tributação de PIS/Cofins isso deve ser amarrado na tela de exceções fiscais informando a natureza da receita e o CST de PIS/Cofins.
Solução: Portanto a solução aqui é informar um CST correto nas operações de saída. Se for receita tributada CST 01 a 03, se for receita não tributada por algum incentivo do governo então usar o CST 04 a 09, se a operação não for uma receita usar o CST 49.

Registro 1300/1700

Registros responsáveis por informar o saldo de retenções de PIS/Cofins a ser retido no futuro.
O sistema recupera a informação pelo contas a receber (tipo de títulos PIS- e COF-).
Se o erro estiver no campo “IND_NAT_RET”, verificar o cadastro do cliente campo grupo do agente.
Para isso emitir o relatório de contas a receber, do tipo sintético e filtrando o campo tipo = PIS-;