Contas a Pagar
Contas a pagar é responsável pelo lançamento de operações com fornecedores, sejam elas débitos ou créditos. Dentre os principais documentos (títulos) que normalmente são inclusos no contas a pagar, podemos citar: Boletos, duplicatas, cheques, adiantamentos, pagamentos antecipados, notas fiscais, etc. O módulo de compras integra-se com contas a pagar, gerando as despesas com fornecedores quando a nota de entrada é efetivada.
Código
Código do título gerado automaticamente pelo sistema, é único para cada título, independente da empresa ou filial.
Tipo do Título
Além de identificar o tipo do título, aqui também contém a informação de qual operação terá a baixa do título no movimento bancário, débito ou crédito. Ex. O tipo NF movimenta débito, porém NFD movimenta crédito do fornecedor. Veja uma separação dos tipos pré-cadastrados:
Histórico
Histórico que descreve o título, identificando qual a origem da despesa ou receita do fornecedor. O sistema permite o cadastramento de históricos financeiros, assim, ao digitar o código do histórico o sistema gera o texto do histórico automaticamente. Se for selecionado um histórico financeiro pré-cadastrado, o sistema recomenda a natureza financeira que está definida no histórico, automatizando a classificação do título.
Natureza / Conta Contábil / Centro de Custo
Aqui são classificados os títulos, tanto no financeiro quanto na contabilidade, permitindo em um título ter várias classificações. Imagine que exista uma despesa no valor de 1.000 reais, 600 referente a material de informática e 400 de material de escritório, será criado somente um título, porém com duas classificações no rateio.
ISS / INSS / IRRF / PIS / COFINS / CSLL
Informe aqui os valores das retenções existentes no título. Quando o sistema detecta uma retenção em um título a pagar, automaticamente é gerado um título para pagamento do imposto, com o tipo TX, no seu respectivo fornecedor e no seu devido vencimento. Ex. uma retenção de IRRF será pago para o fornecedor UNIÃO na quinzena subseqüente da emissão
Motivo de Baixa
Baixa Normal: Para informar ao sistema que um título foi pago, selecione o título na tela de pesquisa e clique em Baixar. Para baixar vários títulos ao mesmo tempo, marque Seleção Múltipla, selecione os títulos, e clique em Baixar. O sistema irá gerar o movimento do banco e os lançamentos contábeis assim que for confirmado a baixa do título.
Baixa por Devolução: Em casos de devolução de compras, normalmente acontece de o fornecedor conceder um desconto no título gerado pela compra. Quando ocorrer isso, deve-se baixar o título informando o motivo de baixa Devolução, a data da baixa será a data da concessão do desconto e o valor será o valor descontado. Nesse tipo de baixa não será feita movimentação bancária
Baixa por Antecipado:O pagamento antecipado ocorre quando em uma compra com fornecedor é exigida a antecipação de parte do valor da compra.
Imagine uma compra no valor de $15.000,00 com a condição de pagamento em três parcelas de $5.000,00 (30/60/90), sendo que por ser a primeira compra com esse fornecedor, o mesmo exigiu que a empresa pagasse 20% ($3.000,00) do valor antecipadamente, ou seja, antes que a nota entre na empresa.
O valor descontado será abatido da 1º parcela, e quando for efetuado o pagamento antecipado, deve ser criado um título a pagar, no valor de $3.000,00, com tipo do título informado PA. Esse título irá movimentar banco normalmente, pois acontece o débito de numerário da conta bancária. Ao dar entrada na nota da compra, serão gerados três títulos a pagar no valor de $5.000,00, porém precisamos fazer um abatimento na 1º parcela, pois já foi pago $3.000,00, conforme o exemplo. Para isso deve-se selecionar o título que foi concedido o desconto e usar a função Baixar com o motivo de baixa Antecipado, a data da baixa será a data que foi concedido o desconto e o valor da baixa será o valor do desconto (no exemplo $3.000,00).