Contas a Receber

Contas a receber é responsável pelo lançamento de operações com clientes, sejam elas créditos ou débitos. Em uma empresa o principal documento (Título) que normalmente é incluso no contas a receber são duplicatas originadas pelo faturamento (Notas de Saída). O módulo de faturamento integra-se com contas a receber, gerando as receitas com clientes quando a nota de saída é faturada.

Código

Código do título gerado automaticamente pelo sistema, é único para cada título, independente da empresa ou filial.

Tipo do Título

Além de identificar o tipo do título, aqui também contém a informação de qual operação terá a baixa do título no movimento bancário, crédito ou débito. Ex. O tipo NF movimenta crédito, porém NFD movimenta débito para o cliente.

Histórico

Histórico que descreve o título, identificando qual a origem da receita ou despesa do cliente.

Natureza / Conta Contábil / Centro de Custo

Aqui são classificados os títulos, tanto no financeiro quanto na contabilidade, permitindo em um título ter várias classificações.

ISS / INSS / IRRF / PIS / COFINS / CSLL

Informe aqui os valores das retenções existentes no título. Quando o sistema detecta uma retenção em um título a receber, automaticamente é gerado um título de abatimento do imposto. Imagine um título a receber no valor de $1.000,00, porém com retenção IRRF de $15,00, serão gerados dois títulos, o primeiro referente a receita $1.000,00, e o segundo referente ao abatimento da retenção $15,00, esse título só será baixado automaticamente na baixa do título principal, e o tipo dele será IRR-. O movimento bancário terá dois registros, crédito de $1.000,00 e débito de $15,00, totalizando o líquido de $985,00.

Motivo de Baixa

Baixar Normal: Para informar ao sistema que um título foi pago, selecione o título na tela de pesquisa e clique em Baixar. Para baixar vários títulos ao mesmo tempo, marque Seleção Múltipla, selecione os títulos, e clique em Baixar. O sistema irá gerar o movimento do banco e os lançamentos contábeis assim que for confirmado a baixa do título.

Baixa por Devolução: Em casos de devolução de vendas, normalmente acontece de a empresa conceder um desconto em algum título do cliente que está devolvendo os produtos. Quando ocorrer isso, deve-se baixar o título informando o motivo de baixa Devolução, a data da baixa será a data da concessão do desconto e o valor será o valor descontado. Nesse tipo de baixa não será feita movimentação bancária.

Baixa por Antecipado:O recebimento antecipado ocorre quando em uma venda com cliente, a empresa exige a antecipação de parte do valor da venda.
Imagine uma venda no valor de $15.000,00 com a condição de pagamento em três parcelas de $5.000,00 (30/60/90), sendo que por ser a primeira venda com esse cliente, a empresa exigiu que o cliente pagasse 20% ($3.000,00) do valor antecipadamente, ou seja, antes que a nota de saída fosse emitida. O valor descontado será abatido da 1º parcela.
Quando for efetuado o recebimento antecipado, deve ser criado um título a receber, no valor de $3.000,00, com tipo do título informado RA. Esse título irá movimentar banco normalmente, pois acontece o crédito de numerário da conta bancária da empresa.
Ao faturar a nota da venda, serão gerados três títulos a receber no valor de $5.000,00, porém precisamos fazer um abatimento na 1º parcela, pois já foi pago $3.000,00, conforme o exemplo. Para isso deve-se selecionar o título que foi concedido o desconto e usar a função Baixar com o motivo de baixa informado Antecipado, a data da baixa será a data que foi concedido o desconto e o valor da baixa será o valor do desconto (no exemplo $3.000,00).