Orçamentos de Venda

Orçamento de venda é um cadastro alimentado a partir do contato do cliente que está cotando produtos ou serviços.
Esta é uma fase pré-venda, onde o orçamento pode ou não ser aprovado pelo cliente, e em caso de aprovação será gerado um pedido de venda.

Número

Número de identificação do documento.
O sistema preenche automaticamente no primeiro OK da inclusão, seguindo uma numeração crescente e única.

Dt.Emissão

Indica a data que o documento foi incluso.

Cliente

Informe aqui o cliente que será o destinatário da nota fiscal, ou seja, o endereço deste agente será impresso na nota fiscal.

Tipo de Cliente

Revendedor: Quando o cliente for um revendedor dos produtos vendidos a ele. Se não for nenhuma das outras opções deixar como Revendedor.
Industrializador: Quando o cliente usar os produtos vendidos a ele como matéria-prima na produção.
Consumidor Final: Quando o cliente for um consumidor dos produtos vendidos a ele. Nesse caso a base de cálculo do ICMS acrescerá o valor do IPI.
Exportação: Quando o cliente estiver localizado fora do país.

Condição e Forma de Pagamento

Condição de pagamento determina os vencimentos das duplicatas que serão geradas no financeiro, já a forma de pagamento indica como essas duplicatas serão quitadas, exemplo: duplicata, cheque, dinheiro, etc.

Transportadora

Indica a empresa responsável pelo transporte da mercadoria.
O sistema preenche automaticamente a partir da transportadora definida no cadastro do cliente.
Em caso de veículo próprio, informar: Nosso Carro.
Para cadastrar transportadoras seguir o caminho: Cadastros > Comercial > Fornecedores, informando o tipo = T.

Frete

Informe neste campo o responsável pelo pagamento do frete:
0 - Emitente (CIF): Quando o frete for pago pelo emitente/remetente da mercadoria.
1 - Destinátario (FOB): Quando o frete for pago pelo destinatário da mercadoria.
2 - Terceiro: Quando o frete fica a cargo de um terceiro, por exemplo, uma transportadora.
9 - Sem frete: Quando não há cobrança de frete.

Vendedor

Informe neste campo o vendedor/representante desta operação comercial.
O sistema preenche automaticamente a partir do vendedor definido no cadastro do cliente.
Para cadastrar vendedor seguir o caminho: Cadastros > Comercial > Fornecedores, informado o tipo = V.
Caso tenha a necessidade de informar mais de um vendedor preencher os campos 2º e 3º vendedor.

Tabela de Preço

Usado para preços diferenciados, exemplo: região nordeste, consumidor final, atacado, varejo, etc.
Para cadastrar tabela de preço seguir o caminho: Cadastros > Vendas > Tabelas de Preço.
O sistema preenche automaticamente a partir da tabela de preço definida no cadastro do cliente.

Agente de Cobrança

Informar aqui o agente responsável pelo pagamento das duplicatas.
O sistema preenche automaticamente a partir da loja de cobrança (LJ Cob) definida no cadastro do cliente.

Agente de Entrega

Informar aqui o agente cujo o endereço será entregue a mercadoria.
O sistema preenche automaticamente a partir da loja de entrega (LJ Ent) definida no cadastro do cliente.

Contato

Informar aqui a pessoa que representa o agente. Nas operações de vendas o contato normalmente é o comprador.
Ao enviar esse documento por e-mail, o sistema recomedará o e-mail definido no cadastro deste contato.
O sistema preenche automaticamente a partir do contato definido no cadastro do cliente.

Produto

Indica o código do produto que será impresso na nota fiscal e terá uma saída no controle de estoque.
Para cadastrar produto seguir o caminho: Cadastros > Estoque > Produtos.

Descrição do Produto

Quando necessário, a descrição do produto pode ser alterada aqui, assim o sistema usará esta descrição na impressão da nota fiscal.
O sistema preenche automaticamente a partir da descrição definida no cadastro do produto.

Dt.Entrega

Informar aqui a data negociada com o agente para entregar a mercadoria. Essa data pode ser diferente para cada item.
O sistema preenche automaticamente com a data atual.
Não é permitido data de entrega menor que a data de emissão do documento.

Quantidade e Unidade

Este campo é usado quando a unidade de medida comercial (venda) for diferente da unidade de estoque deste produto.
Para isso é necessário cadastrar o fator de conversão pelo caminho: Cadastros > Estoque > Conversão de Unidades.
A unidade de medida definida no cadastro do produto é aquela responsável pela quantificação do estoque. Porém a unidade de medida comercial (venda) pode ser diferente da unidade do estoque.

A quantidade de estoque será igual a quantidade comercial vezes o fator de conversão (qt_estoque = qt_comercial * fator).
O sistema arredona as casas decimais a partir dos campos 'Dec.Qtde' e 'Dec.Preço' do cadastro da unidade de medida.

Se tiver dúvidas sobre conversão de unidades, veja o help da tela 'conversão de unidades'.

Preço Unitário

O sistema preenche o preço automaticamente na seguinte ordem:
1) Preço do Produto x Clientes;
2) Preço da Tabela de Preço;
3) Preço do cadastro do Produto;
O preço unitário deve ser baseado na unidade de medida comercial, sendo assim, total = qt_comercial * preço_unit.

TME

Informar o TME a partir do CFOP. No TME é configurado:
-O CFOP da operação (comercialização, transferência, devolução, substituição tributária, remessa, etc.);
-Calcular ICMS, IPI, ICMS/ST, PIS/Cofins, ISS, etc.
-Gerar ou não pendências no financeiro (duplicatas);
-Gerar ou não movimentação de estoque.

O sistema preenche automaticamente a partir do TME definido no cadastro do produto, podendo sofrer alterações manualmente ou por configurações do TME Inteligente.
Para cadastrar TME seguir o caminho: Cadastros > Estoque > Tipo Mov Externo.

Natureza de Operação

Natureza da operação ou CFOP identifica principalmente o motivo da circulação da mercadoria, exemplo: comercialização, transferência, devolução, substituição tributária, remessa, etc.
O sistema preenche automaticamente a partir do TME.

Projeto

Projeto é uma tarefa que a empresa tem a realizar e que acarretará em compras, vendas, mão-de-obra, requisições, etc.
Preencher este campo somente se esta operação estiver vinculada com um determinado projeto, assim o sistema terá o histórico e o balanço dos projetos.
Para cadastrar projeto seguir o caminho: Cadastros > Comercial > Projetos.

Armazém

O Armazém é usado para dividir a localização do estoque.
O sistema preenche automaticamente a partir do cadastro do produto.
Para cadastrar armazém seguir o caminho: Cadastros > Estoque > Armazéns.

Cotação e Produto do Cliente

Informar nestes campos o número da cotação e o código do produto no sistema do cliente.
Essas informações podem ser impressas na nota fiscal facilitando a entrada da mercadoria no cliente.

No campo Cotação do Cliente é possível informar o número do item, para isso usar o caractere # como separador.
Exemplo: 1005#3 representa cotação 1005 e item 3.

Peso Bruto e Líquido

Peso bruto considera o peso da embalagem e o peso líquido não.
O sistema calcula o peso no documento usando os campos pesos do cadastro do produto e multiplicando pela quantidade, mas também é possível alterar o peso de cada item no documento.
O peso líquido no rodapé é a soma do peso líquido dos itens.
O peso bruto no rodapé é a soma do peso bruto dos itens, desde que seja maior que zero, desta forma o sistema permite informação manual por documento.

Desconto

Informar aqui desconto comercial para o documento.
Na nota fiscal, o desconto não é considerado no total das mercadorias, mas somente no total da nota. Na base de cálculo dos impostos, o desconto é considerado.
Descontos podem ser bloqueados a partir de configurações da tela Cadastros > Vendas > Regras de Negócio, fazendo com que o pedido fique com status BQR.

Frete, Seguro e Despesa

Informar aqui os valores das despesas acessórias.
Na nota fiscal, as despesas não é considerado no total das mercadorias, mas somente no total da nota. Na base de cálculo dos impostos, as despesas normalmente é considerada, mas o sistema obedece a configuração do TME.
Ao informar o valor das despesas no rodapé do documento, o sistema rateia nos itens por peso ou por valor.

Total dos Produtos

O campo total dos produtos (ou mercadoria) é a soma do total dos itens, que é o preço unitário vezes a quantidade. Sendo assim, não é considerado o desconto nem as despesas acessórias.
Se encontrar divergência no total dos produtos, revisar o campo agrega no cadastro do TME.

Total Geral

Normalmente o total da nota é composto por:
a) Total dos Produtos, mais;
b) Total do IPI, mais;
c) Total do ICMS/ST, mais;
d) Despesas (frete, seguro, despesas), menos;
e) Desconto;

Se encontrar divergência no total da nota:
a) Antes de validar o total da nota, verifique: Total do IPI, Total do ICMS/ST, Despesas e Desconto. Pois estes campos interferem no cálculo do total da nota;
b) Revisar o cadastro dos TMEs que estão neste documento, principalmente os campos: agrega valor e agrega icms-st;