Pedidos de Venda
Pedido de venda é uma ferramenta imprescindível para emissão de notas de saída, não sendo exclusivo para operações de vendas, mas também de devoluções, transferências, remessas, complemento de imposto ou preço, etc.
Para que um pedido fique pronto para a tela de notas de saída, é necessário passar por algumas etapas:
1 - Liberação de Regras: bloqueio de preços irregulares, condições de pagamento, etc;
2 - Liberação de Crédito: bloqueio por atraso no financeiro e/ou por ultrapassar o limite de crédito e/ou risco do cliente;
3 - Liberação de Estoque: usado para controle de expedição ou faturamento parcial;
O botão Faturar é um atalho para faturamento total do pedido, não havendo necessidade da tela liberação de estoque.
Número
Número de identificação do documento.
O sistema preenche automaticamente no primeiro OK da inclusão, seguindo uma numeração crescente e única.
Dt.Emissão
Indica a data que o documento foi incluso.
Tipo de Documento
Usado para identificar documentos diferentes de venda. Exemplo: devolução, nf complementar, nf p/ fornecedores, etc.
N - Normal: Tipo de documento padrão. Usar para vendas, transferências e outras operações com clientes;
D - Devolução: Tipo exclusivo para devolução de compras;
B - Fornecedor: Tipo exclusivo para operações com fornecedores. Exemplo: remessa p/ industrialização;
C - Complementar: Tipo exclusivo para complemento de preço ou imposto;
CF - Cupom Fiscal: Tipo exclusivo para notas de entrada do CFOP 5929 - lançamento decorrente de ECF;
A - Ajuste: Tipo exclusivo para ajuste de crédito/débito de ICMS. Exemplo: CFOP 1604 - crédito do ativo;
Agente
Informe aqui o cliente/fornecedor que será o destinatário da nota fiscal, ou seja, o endereço deste agente será impresso na nota fiscal.
Tipo de Cliente
Revendedor: Quando o cliente for um revendedor dos produtos vendidos a ele. Se não for nenhuma das outras opções deixar como Revendedor.
Industrializador: Quando o cliente usar os produtos vendidos a ele como matéria-prima na produção.
Consumidor Final: Quando o cliente for um consumidor dos produtos vendidos a ele. Nesse caso a base de cálculo do ICMS acrescerá o valor do IPI.
Exportação: Quando o cliente estiver localizado fora do país.
Condição e Forma de Pagamento
Condição de pagamento determina os vencimentos das duplicatas que serão geradas no financeiro, já a forma de pagamento indica como essas duplicatas serão quitadas, exemplo: duplicata, cheque, dinheiro, etc.
Transportadora
Indica a empresa responsável pelo transporte da mercadoria.
O sistema preenche automaticamente a partir da transportadora definida no cadastro do cliente.
Em caso de veículo próprio, informar: Nosso Carro.
Para cadastrar transportadoras seguir o caminho: Cadastros > Comercial > Fornecedores, informando o tipo = T.
Frete
Informe neste campo o responsável pelo pagamento do frete:
0 - Emitente (CIF): Quando o frete for pago pelo emitente/remetente da mercadoria.
1 - Destinátario (FOB): Quando o frete for pago pelo destinatário da mercadoria.
2 - Terceiro: Quando o frete fica a cargo de um terceiro, por exemplo, uma transportadora.
9 - Sem frete: Quando não há cobrança de frete.
Vendedor
Informe neste campo o vendedor/representante desta operação comercial.
O sistema preenche automaticamente a partir do vendedor definido no cadastro do cliente.
Para cadastrar vendedor seguir o caminho: Cadastros > Comercial > Fornececores, informado o tipo = V.
Caso tenha a necessidade de informar mais de um vendedor preencher os campos 2º e 3º vendedor.
Comissão
Indica o percentual de comissão do vendedor correspondente.
O sistema preenche automaticamente a partir do percentual definido no cadastro do vendedor.
Comissão no Item
Comissão no item serve para tratar os casos em que a comissão é diferente dependendo do produto.
O sistema preenche automaticamente a partir do percentual definido no cadastro do produto.
Tabela de Preço
Usado para preços diferenciados, exemplo: região nordeste, consumidor final, atacado, varejo, etc.
Para cadastrar tabela de preço seguir o caminho: Cadastros > Vendas > Tabela de Preço.
O sistema preenche automaticamente a partir da tabela de preço definida no cadastro do cliente.
Agente de Cobrança
Informar aqui o agente responsável pelo pagamento das duplicatas.
O sistema preenche automaticamente a partir da loja de cobrança (LJ Cob) definida no cadastro do cliente.
Agente de Entrega
Informar aqui o agente cujo o endereço será entregue a mercadoria.
O sistema preenche automaticamente a partir da loja de entrega (LJ Ent) definida no cadastro do cliente.
Contato
Informar aqui a pessoa que representa o agente. Nas operações de vendas o contato normalmente é o comprador.
Ao enviar esse documento por e-mail, o sistema recomedará o e-mail definido no cadastro deste contato.
O sistema preenche automaticamente a partir do contato definido no cadastro do cliente.
Produto
Indica o código do produto que será impresso na nota fiscal e terá uma saída no controle de estoque.
Para cadastrar produto seguir o caminho: Cadastros > Estoque > Produtos.
Descrição do Produto
Quando necessário, a descrição do produto pode ser alterada aqui, assim o sistema usará esta descrição na impressão da nota fiscal.
O sistema preenche automaticamente a partir da descrição definida no cadastro do produto.
Dt.Entrega
Informar aqui a data negociada com o agente para entregar a mercadoria. Essa data pode ser diferente para cada item.
O sistema preenche automaticamente a partir da última data de entrega que este usuário usou em pedidos de venda.
Não é permitido data de entrega menor que a data de emissão do documento.
Quantidade e Unidade
Este campo é usado quando a unidade de medida comercial (venda) for diferente da unidade de estoque deste produto.
Para isso é necessário cadastrar o fator de conversão pelo caminho: Cadastros > Estoque > Conversão de Unidades.
A unidade de medida definida no cadastro do produto é aquela responsável pela quantificação do estoque. Porém a unidade de medida comercial (venda) pode ser diferente da unidade do estoque.
A quantidade de estoque será igual a quantidade comercial vezes o fator de conversão (qt_estoque = qt_comercial * fator).
O sistema arredona as casas decimais a partir dos campos 'Dec.Qtde' e 'Dec.Preço' do cadastro da unidade de medida.
Se tiver dúvidas sobre conversão de unidades, veja o help da tela 'conversão de unidades'.
Preço Unitário
O sistema preenche o preço automaticamente na seguinte ordem:
1) Preço do Produto x Clientes;
2) Preço da Tabela de Preço;
3) Preço do cadastro do Produto;
O preço unitário deve ser baseado na unidade de medida comercial, sendo assim, total = qt_comercial * preço_unit.
TME
Informar o TME a partir do CFOP. No TME é configurado:
-O CFOP da operação (comercialização, transferência, devolução, substituição tributária, remessa, etc.);
-Calcular ICMS, IPI, ICMS/ST, PIS/Cofins, ISS, etc.
-Gerar ou não pendências no financeiro (duplicatas);
-Gerar ou não movimentação de estoque.
O sistema preenche automaticamente a partir do TME definido no cadastro do produto, podendo sofrer alterações manualmente ou por configurações do TME Inteligente.
Para cadastrar TME seguir o caminho: Cadastros > Estoque > Tipo Mov Externo.
Natureza de Operação
Natureza da operação ou CFOP identifica principalmente o motivo da circulação da mercadoria, exemplo: comercialização, transferência, devolução, substituição tributária, remessa, etc.
O sistema preenche automaticamente a partir do TME.
Projeto
Projeto é uma tarefa que a empresa tem a realizar e que acarretará em compras, vendas, mão-de-obra, requisições, etc.
Preencher este campo somente se esta operação estiver vinculada com um determinado projeto, assim o sistema terá o histórico e o balanço dos projetos.
Para cadastrar projeto seguir o caminho: Cadastros > Comercial > Projetos.
Armazém
O Armazém é usado para dividir a localização do estoque.
O sistema preenche automaticamente a partir do cadastro do produto.
Para cadastrar armazém seguir o caminho: Cadastros > Estoque > Armazéns.
Pedido e Produto do Cliente
Informar nestes campos o número do pedido e o código do produto no sistema do cliente.
Essas informações podem ser impressas na nota fiscal facilitando a entrada da mercadoria no cliente.
No campo Pedido do Cliente é possível informar o número do item, para isso usar o caractere # como separador.
Exemplo: 1005#3 representa pedido 1005 e item 3.
2º Produto
Se informado, o 2º produto será impresso na nota fiscal, porém a baixa do estoque sempre será feito no produto principal.
Conta Contábil
Indica a conta contábil debitada ou creditada no lançamento contábil.
O sistema preenche automaticamente a partir do cadastro do produto.
Se tiver dúvida sobre o preenchimento deste campo, consultar o departamento contábil.
Centro de Custo
Indica o centro de custo debitado ou creditado no lançamento contábil.
O sistema preenche automaticamente a partir do cadastro do produto.
Se tiver dúvida sobre o preenchimento deste campo, consultar o departamento contábil.
Informações Adicionais
Campo usado para complementar a descrição do produto, não use como uma simples observação, pois esse será um dado fiscal.
Em caso de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) este campo será enviado para o XML no campo "infAdProd".
Em caso de NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) este campo será a descrição dos serviços prestados.
O sistema preenche automaticamente a partir do cadastro do produto.
Imposto Manual
Campo para aceitar imposto manualmente, desta forma, o sistema considera as alíquotas e base de cálculo informadas pelo usuário, ignorando os cálculos padrões do sistema.
Peso Bruto e Líquido
Peso bruto considera o peso da embalagem e o peso líquido não.
O sistema calcula o peso no documento usando os campos pesos do cadastro do produto e multiplicando pela quantidade, mas também é possível alterar o peso de cada item no documento.
O peso líquido no rodapé é a soma do peso líquido dos itens.
O peso bruto no rodapé é a soma do peso bruto dos itens, desde que seja maior que zero, desta forma o sistema permite informação manual por documento.
Desconto
Informar aqui desconto comercial para o documento.
Na nota fiscal, o desconto não é considerado no total das mercadorias, mas somente no total da nota. Na base de cálculo dos impostos, o desconto é considerado.
Descontos podem ser bloqueados a partir de configurações da tela Cadastros > Vendas > Regras de Negócio, fazendo com que o pedido fique com status BQR.
Frete, Seguro e Despesa
Informar aqui os valores das despesas acessórias.
Na nota fiscal, as despesas não é considerado no total das mercadorias, mas somente no total da nota. Na base de cálculo dos impostos, as despesas normalmente é considerada, mas o sistema obedece a configuração do TME.
Ao informar o valor das despesas no rodapé do documento, o sistema rateia nos itens por peso ou por valor.
Total dos Produtos
O campo total dos produtos (ou mercadoria) é a soma do total dos itens, que é o preço unitário vezes a quantidade. Sendo assim, não é considerado o desconto nem as despesas acessórias.
Se encontrar divergência no total dos produtos, revisar o campo agrega no cadastro do TME.
Total Geral
Normalmente o total da nota é composto por:
a) Total dos Produtos, mais;
b) Total do IPI, mais;
c) Total do ICMS/ST, mais;
d) Despesas (frete, seguro, despesas), menos;
e) Desconto;
Se encontrar divergência no total da nota:
a) Antes de validar o total da nota, verifique: Total do IPI, Total do ICMS/ST, Despesas e Desconto. Pois estes campos interferem no cálculo do total da nota;
b) Revisar o cadastro dos TMEs que estão neste documento, principalmente os campos: agrega valor e agrega icms-st;
Status
PEN - Pendente
BAI - Baixado
LBC - Liberado do Crédito
LBE - Liberado do Estoque
BQC - Bloqueado por Crédito
BQR - Bloqueado por Regra
FTP - Faturado Parcialmente
FAT - Faturado